30 janeiro 2014

Metáforas e Comparações: Não confundir!

Metáforas e Comparações são duas notáveis Figuras de Linguagem, que têm a finalidade de comparar algo ou alguém à outro ser ou sujeito. Entretanto, possuem estruturas diferentes, e por isso são constantemente confundidas uma pela outra. Mas, calma. Vamos colocar o "pingo nos 'is'".

Comparação

Comparação é uma figura de linguagem, que tem por objetivo comparar seres ou sujeitos. Para isso, faz uso de termos, chamados conectivos comparativos, que, literalmente, conectam os seres comparados, ocorrendo assim a comparação. Veja:

  • "Eu sou de carne e osso que nem você!"
Na frase, o termo "que nem" é um conectivo comparativo. Por tanto, a frase é uma Comparação.
Os principais conectivos comparativos são:

Que, do que (Depois de maior, melhor ou mais ou menor, pior e menos), como, tão...como, mais...como, menos... do que, assim como, bem como, que nem...

→As reticências (...) acima representam os adjetivos que podem ser usados na comparação (Por exemplo: Alto, feliz, belo, feio, baixo, etc.).

Metáfora

Metáforas também tem o intuito de comparar seres, contudo, não apresenta conectivos. Digamos que ela seja mais direta, mas cuidado: Por não possuir conectivos, ela pode ter um significado implícitos e de duplos sentidos. Veja:
  • "O amor é fogo que arde sem se ver". (Luiz Vaz de Camões)
Na frase, do famoso Soneto de mesmo nome, Camões compara o amor com um fogo que arde sem se ver, ou seja, algo que esquenta o coração, que só pode ser sentido por quem está apaixonado. Por não apresentar conectivos comparativos, a oração é uma metáfora.
Metáforas apresentam equivalências. Os verbos é que indicam a comparação dos termos (O amor é fogo[...], é é a 3ª pessoa do verbo ser).

Resumidamente, comparações possuem conectivos, e as metáforas não. 
Agora, tenho certeza de que não haverá mais confusão. 
Fique ligado!

-Figuras de Linguagem: São recursos literários ao qual o escritor pode aplicar em seu texto para conseguir um determinado efeito na interpretação de quem o lê (No caso, o leitor).

-Conectivos comparativos: Termos que ligam períodos (Estruturas linguísticas com duas ou mais orações). No caso dos comparativos, ligam dois termos com objetivo de compará-los.

-Oração: Diferente de uma frase, orações possuem verbo. São assim, estruturas linguísticas completas, com verbos e/ou locuções verbais, sujeito e predicado. Não confundir frase com oração, hein?

Um comentário:

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)