27 janeiro 2014

As aulas recomeçaram... E agora?


Nesta segunda-feira, as aulas voltaram para milhões de estudantes em todo o país. É chegada a hora de separarmos o material, de nos prepararmos para um ano cheio de trabalhos, avaliações, testes... Como todo ano, aliás.
O grande dilema é o momento em que o aluno percebe que o que ele aprendeu no ano anterior (Se ele aprendeu) não foi o suficiente para este ano, ou pior: O conteúdo não foi aprendido. Hora de perder a cabeça? Na verdade, não. Não necessariamente.

Como se preparar para o ano letivo?

Primeiro: Antes de se culpar pelo o que não aprendeu, ou aprendeu pouco, avalie o que você realmente aprendeu. Próximo passo: Peça ajuda. Se há algo que posso aconselhar, é: "Se você tem uma dúvida, não guarde-a com você: Compartilhe", isso é, peça ajuda à seu professor, ao seu pai, sua mãe, até mesmo aquele seu colega estudioso, que compreende bem a matéria. Não guarde uma dúvida, pois, se você sempre o fizer, no final, sua dúvida minúscula acaba se misturando com novas dúvidas, tornando-se um problema mais sério. Aproveite principalmente o primeiro dia de aula para isso, pois, certamente, seu professor(a) ainda está planejando os conteúdos do bimestre, e pode incluir uma ou mais aulas de revisões que poderão sanar suas dúvidas.

Como se preparar para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura?


Comece atualizando-se. Tenha um dicionário em sua bolsa (Tenha um de Português e um de Inglês no mínimo). Se você já tem um, avalie sua eficácia. Para avaliar um dicionário:
  • Veja se ele está de acordo com a Nova Ortografia (A nova ortografia entrou em vigor em 2006, por tanto, versões dos anos anteriores estão desatualizados)
  • Ele ainda sana as suas dúvidas? Se sua resposta foi "não", é melhor adquirir um mais atualizado, pois, a partir do momento que um dicionário não contém as palavras que você necessita entender e não esclarece uma dúvida, seja ortográfica, etimológica ou gramatical, ele não está fazendo o seu papel.
  • Suas utilidades o deixam satisfeito? Por exemplo, está feliz por seu dicionário ter separação silábica, grade com coletivos, pontos da gramática (Como o famoso "uso do Por que, Porquê, Porque e Por quê") e gentílicos (Gramática Que designa a nação a que se pertence; pátrio), ou sentindo necessidade em ter um com origens etimológicas e conjunções verbais? 
Se nas três questões você respondeu "Não", hora de aposentar seu dicionário e comprar um novo (Veja mais em O melhor amigo dos letrados - O Dicionário e na página do Google Livros, para pesquisar mais sobre dicionários. Vale clicar nos botões de livrarias na parte superior desta página). Se sua resposta foi "Sim" para todas as perguntas, ou seja, o dicionário está em dia com a ortografia e ainda oferece as facilitações de que você necessita, não há porquê querer substituí-lo.
Continuando: Converse com seu professor de português. Pergunte quais serão os temas da aula e os dias de aula com ele. Já sabe os assuntos? Então não custa começar a pesquisá-los em casa. Se o fizer, estará mais preparado para a aula, e, em vez de se deparar com um assunto desconhecido, você terá a chance de expandir o seu conhecimento.
Quando tiver uma revisão, participe da aula, prestando a atenção e colaborando com perguntas, respostas e reflexões. E considere as orientações do professor. Em vez de bater de frente, cresça com as críticas, as broncas e as opiniões contrárias, ouça o que seu mestre tem a dizer. Ele está à sua frente nos estudos, vale a pena escutá-lo.
Enfim, essas foram as dicas de como se reprogramar para um novo ano de estudos. Se tiver uma dúvida, vale conferir o blog Aprendiz de Escritor. Algum questionamento? Uma opinião? Dê a graça de seu comentário. 
Boas aulas e um próspero 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)