19 agosto 2013

O melhor amigo dos Letrados - O Dicionário


O dicionário é um livro didático (Que visa o ensino), que reúne um vasto número de palavras e definições. Ou ainda, traduções entre palavras de duas línguas, como inglês/português-português/inglês ou espanhol/português-português/espanhol.
Existem vários tipos de dicionários. Os mais comuns são:

  • Dicionários gerais da língua: A versão mais conhecida, seja extensa ou adaptada ao uso escolar. Apresenta palavras com suas definições e significado. Exemplo: Dicionário Michaelis; Dicionário Aurélio.
  • Dicionário Etimológicos: Fornecem a origem de cada palavra, através de sua formação e evolução.
  • Dicionários de Sinônimos e Antônimos: Definem o significado das palavras a partir de equivalências ('igualdade', sinônimos) e significados opostos (antônimos)
  • Dicionários analógicos: reúnem as palavras por campos semânticos, ou por analogia a uma idéia. Geralmente não são dispostos em ordem alfabética.
  • Dicionários temáticos: Organizam vocabulários específicos de determinada ciência, arte ou atividade técnica. Exemplos: Dicionário Jurídico, Dicionário de Comunicação, de Astronomia e Aeronáutica.
  • Dicionários de abreviaturas: são muito úteis por facilitarem a comunicação, através de abreviaturas e siglas, muito usadas nos dias de hoje.
  • Dicionários Bilíngues ou Plurilíngues: explicam o significado dos vocábulos estrangeiros e suas correlações com os vocábulos nativos.

Os Lexicógrafos (Ver mais em 'O que é Lexicografia?')

A profissão responsável pela produção de dicionários é a lexicografia. Os lexicógrafos são responsáveis pela redação e criação destes, sempre contando com o apoio de Filólogos. Podemos destacar a Lexicografia Pedagógica, responsável pela produção de dicionários para fins didáticos e escolares. 

Para maiores informações:

#AtéAPróxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)