02 março 2014

Ambiguidade



Ambiguidade ou anfibologia é uma figura de linguagem que consiste em uma mensagem com significados ambíguos, isso é, com duplo sentido ou mais de um significado. Veja abaixo:

  • "Como deixar a galinha no ponto?"
Certo. Como assim "galinha no ponto"?. A frase se refere à ponto-cruz? Um ponto de ônibus? E a galinha? É uma ave? Uma piriguete? É a Galinha Pintadinha? Qual o verdadeiro significado disso? Ninguém sabe, pois à mais de uma interpretação, ou seja, é uma frase ambígua.

  • "João vivia feliz com Maria, até o dia em que seu gato fugiu".
Pergunta: Gato de quem? De João ou de Maria? Ou "gato" é a forma que Maria chamava João, até o dia em que João fugiu? Você não sabe, pois essa frase faz uso da ambiguidade.

A ambiguidade também é muito usada quando alguém quer mandar uma mensagem subliminar, uma indireta à alguém. 
Bem, isso é tudo. Espero que tenha aprendido.
Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Boa noite,
    Tudo bem?
    Estava procurando sobre caligramas e achei o seu blog que me ajudou e me ajudará muito, estou ingressando este ano no fundamental 1 e estou um pouco enferrujada com as matérias (rs).
    Obrigada por disponibilizar conteúdos necessários e de uma forma clara.
    Visite meu blog se puder, lá tenho dicas sobre aulas, necessidades e dicas de livros.

    Até logo,
    Carina.

    ResponderExcluir

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)