07 julho 2013

Vícios de Linguagem


O que são vícios de linguagem?
Não se trata de quem não para de falar nunca. Não. Vícios de Linguagem são os "deslises" ou "acidentes" em relação às normas da Língua Portuguesa. Sabe aquele colega de sala que não para de falar "eu truce"ao invés de "eu Trouxe" e não importa o que todos falam, mas ele nunca para de cometer o mesmo erro? Bem, esse é um exemplo de vício de linguagem. Outro é a imagem acima. Repare que, nos dias de hoje, principalmente (não exclusivamente) os jovens usam a palavra "tipo" em tudo: "Nossa, cê viu a cara da professora hoje? Tipo, ela ficou roxa de raiva, mas, tipo, ela podia ter gritado menos, tipo, quem começou foi ela...". Viu só?
Os vícios de linguagem são muito frequentes. As classificações principais são:
  • Pronúncia: Mais comum em crianças pequenas em desenvolvimento da fala, entre os 1 e 4 anos mais ou menos, porém, há muitos "marmanjos" que também cometem esses erros. Exemplos: Pêla (O correto: Pêra), Çucar (Ao invés de Açucar).
  • Gramática: Os famosos erros de ortografia. Exemplos: Pissa (Ao invés de Pizza), Pália (Correto: Palha).
  • Concordância: Quando a conjugação do verbo (a sua "adaptação" de acordo com a oração) não é coerente com o contexto. Exemplos: Nós Vai (O correto seria "Nós vamos"), Faltou dois alunos (Correto: Faltaram dois alunos).
Estes são os mais frequentes.
Se quiser saber mais, clique aqui para acessar o site InfoEscola, minha referência a este post.
Até logo!
#CuidadoComOsVíciosDeLinguagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)