04 março 2013

O que é VERBO?

→Verbo é toda palavra que indica um fato, um ocorrido, sendo este fato uma ação, um fenômeno da natureza ou um estado. Como assim?
A palavra Verbo vem do latim verbum, que significa palavra.

Exemplos:

Ação: Eu vou para casa.
Fenômeno Natural: Choveu ontem.
Estado: Ele se entristeceu com você.

Ação representa exatamente isso: Uma ação. (Eu vou[...]→ Vou, verbo Ir)
Fenômeno Natural caracteriza o mesmo que o anunciado: Um fenômeno natural (Choveu [...]→ Choveu, verbo Chover)
Estado *exprime a condição emocional do sujeito (o ser, o "fulano" do contexto), seus sentimentos ([...]Entristeceu[...]→ Entristeceu, verbo Entristecer)

Modo Infinitivo dos Verbos:

Para identificar um verbo no contexto, basta colocar uma palavra (por exemplo, "viajarei") no modo infinitivo. No modo infinitivo, escrevemos os verbos em sua forma sem conjugação (*Conjugar significa adaptar, ou seja, modificar a palavra para se "encaixar" na *oração).
Os verbos podem terminar em: -AR (Exemplo: Namorar), em -ER (Esquecer), em -IR (Sentir) e até em -OR (Horror).
Sendo assim, viajarei fica viajar, basta apenas conjurar!


Modo Indicativo e Subjuntivo:


  • Modo indicativoRepresenta uma certeza, um fato *concreto (real).
  • Modo SubjuntivoRepresenta uma possibilidade, uma incerteza, algo que poderá ou não acontecer.
Exemplos

Modo Indicativo  ­­­­                      Modo Subjuntivo

Eu vou!                                                 Talvez eu
Eu farei isso!                                      Eu faria isso!
Eu danço!                                          Quem sabe eu dance.

Perceberam a diferença, entre confirmar e ter dúvida?

Amanhã, veremos os Verbos Transitivos e Intransitivos, além dos objetos verbais diretos e indiretos. Não percam. Fiquem agora com um pequeno vocabulário, com as palavras mais diferentes que eu usei neste post.

►Vocabulário:

*Concreto: Tudo que é real, que realmente existe (E não o "concreto" usado em construções de casa);

*Conjugar: Adaptar, transformar. Na Língua Portuguesa, isso se aplica em adaptar um verbo no infinitivo (Ex: Amar), para com o contexto da oração (Ex: Eu a amo.
 "Eu a 'amar'" ficaria muito estranho, não acha?);

*Exprime: Representa, indica;

*Oração: Frase que possui obrigatoriamente um ou mais verbos.

#Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)