25 março 2013

Intertextualidade

Quando um texto é produzido a partir de um outro.


Exemplos:

A música Bom Conselho, de Chico Buarque, é uma intertextualidade, pois se baseia em ditados populares (Ver Ditado Popular): "Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia", "Quem espera sempre alcança", "Quem brinca com fogo, acaba se queimando", "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço", "Pense duas vezes antes de agir", "Devagar se vai longe", "Quem semeia vento, colhe tempestade". Agora, na música, tem-se os mesmos ditados, porém, no sentido inverso. Veja:

Bom Conselho {Chico Buarque}



Ouça um bom conselho 
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado 
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo 
Deixe esse regaço 
Brinque com meu fogo 
Venha se queimar
Faça como eu digo 
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo 
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade

Link: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/bom-conselho.html#ixzz2OZu3oisu

Viram só? O mesmo também acontece em textos.
Aprendeu? Espero que sim.
#Até mais.

2 comentários:

  1. Adorei o post, super legal. Fico trsite porque ninguém não conhece o seu trabalho, por isso, uma dica é visitar outros blogs e depois divulgar o seu. Não tem problema se você visitar um blog de menina. Confira este aqui ô:
    clicandolivros.blogspot.com.br. O blog é muito legal, e a blogueira é muito simpática. Beijos Querido!

    Http://blogcantinho-da-garota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! me ajudou bastante com minha atividade de escola.

    ResponderExcluir

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)