27 fevereiro 2013

Língua Portuguesa X Internetês

Com os avanços da tecnologias e o surgimento da internet, surgi também uma linguagem polêmica: O Internetês, a linguagem da internet.
Existem muitas críticas contra o Internetês. Mas, a pergunta que não quer calar: Fazer uso do internetês prejudica meu vocabulário e o meu desempenho em Língua Portuguesa?
Sim, prejudica, e muito. O por quê disso é o simples fato de, nosso cérebro, armazenar informações a partir de uma visualização (leitura, imagens, etc) e da prática. Isso é, quanto mais você utiliza o internetês, mas você se acostuma com a "linguagem", e mais você tem dificuldade para deixar de usá-la. Se você, internauta, não tiver cuidado, vai chegar o dia em que a sua professora de Língua Portuguesa descontará pontos seus por erros ortográficos sérios (Isso se ela já não fez isso...). Hoje mesmo, minha professora de Português ficou abismada ao ler "OPNIÃO" e "ADOLECENTE", quando o certo, seria "OPINIÃO" e "ADOLESCENTE". Cuidado pessoal. O Internetês pode facilitar a sua comunicação nas redes sociais, mais não na sua socialização real. Veja os "termos" mais comuns:



Agora lá vai um desafio: Primeiro, peça a alguém, como o seu professor de Português ou alguém super bom na matéria,para fazer um ditado com palavras variadas, e escreva-as, sem ajuda, essa palavras numa folha. Confira com a mesma pessoa, ou em um dicionário, se você acertou na ortografia. Se sim, parabéns. Se não, é um mal sinal. Para essas pessoas, sugiro o seguinte: Fique 1 semana inteira sem usar o Internetês, escrevendo corretamente nesse período, e no último dia, faça outro ditado de palavras. Confira o resultado e surpreenda-se.
#Fica a dica.
Até mais!

2 comentários:

  1. Olá! Bem diferente essa língua! Adorei o post parabéns!
    Beijos e boa Trursday!
    Ameoseuestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)